segunda-feira, 14 de maio de 2012


O Projeto 

Nos meses de maio e junho, o projeto Circu Lando vai promover o intercâmbio cultural entre duas famílias circenses, uma local e uma internacional, por meio da circulação de seus espetáculos e números em escolas públicas do Distrito Federal. A Cia. Pilombetagem (do Gama-DF) e a Família Flamini (da Argentina e Chile) vão levar a arte circense para oito escolas do DF. O projeto terá início nesta quinta-feira (17), na Escola Classe Cachoeirinha, no Núcleo Rural de São Sebastião, a partir das 9h. 

"A intenção é democratizar a arte e a cultura com a criação de um circuito alternativo de arte circense que leve expressões artísticas onde geralmente não há acesso", explica a coordenadora do projeto, Ina Machado. Segundo ela, a ideia surgiu da vontade de promover a troca cultural e artística entre os dois grupos, que apesar de serem de diferentes lugares, realizarem espetáculos e expressões circenses diferenciadas, possuem características em comum: a itinerância do circo, da família, da tradição e do palhaço.

Cia. Pilombetagem e a Família Flamini têm como proposta levar o riso, a magia e a beleza da arte  para um público com pouco ou nenhum acesso à cultura, despertando sentimentos de alegria, o lado lúdico e criativo do ser humano.

Oficinas de múltiplos saberes, brinquedos populares, malabares, expressão corporal e técnicas circenses para crianças e adolescentes estão incluídas na programação do projeto. Serão realizadas também oficinas de palhaço com a Família Flamini para artistas e brincantes da cidade. A oficina destinada aos artistas da cidade será realizada no início de junho, no espaço "Circo Inventado", na 813 sul, e terá inscrições abertas ainda neste mês.  

Ina Machado explica ainda que a ideia é que este seja o primeiro projeto de outros que virão com a mesma proposta: promover o intercâmbio cultural entre artistas locais, nacionais e internacionais por meio de espetáculos, democratizando a arte e a cultura. Circu Lando é um projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Cronograma 
(Escolas com datas confirmadas)
17/05: Escola Classe Cachoeirinha (núcleo Rural de São Sebastião)
23/05: Escola Classe Jibóia (zona rural de Taguatinga)
24/05: Escola Classe 02 da Estrutural
29/05: Escola Classe do Gama
31/05: Escola Classe Vila Buritis (zona rural Recanto das Emas) 
01/06: Escola Classe do Varjão





(Escolas com datas a confirmar)
Escola Classe de Samambaia
Escola Classe da Vila Telebrasília


Palhaço

A especialidade do palhaço é a arte de fazer rir. Ele desempenha um papel muito importante na sociedade. Trabalha com as emoções. Ajuda as pessoas a conhecerem melhor sobre o mundo e o próprio ser humano. É a alma do circo. Ele pode tudo e com criatividade recria conceitos, transforma o impossível em possível, os sonhos em realidade.  

O palhaço se apresenta sempre com um problema. Tudo que ele faz dá errado. E os problemas dele são versões caricaturais de problemas enfrentados pelas pessoas no cotidiano, na vida real.  Mas, ele nunca se desespera, não se dá por vencido.Com bom humor, consegue superar todos os obstáculos.E é por meio da linguagem das crianças, do riso, do choro, da comunicação honesta e espontânea, que o palhaço mostra às pessoas que elas também podem superar os problemas.  

Ao representar personalidades humanas de forma satírica e irônica, o palhaço leva o público a uma reflexão sobre os comportamentos humanos de forma leve como uma brincadeira. 

Público-Alvo

A estimativa é que o projeto atenda cerca de 1.600 pessoas, entre crianças do ensino fundamental de Escolas Públicas do Distrito Federal, de 06 a 12 anos de idade, e educadores de Escolas Públicas. Foram priorizadas as escolas com crianças de baixa renda que não têm acesso com facilidade e frequência a atividades culturais de qualidade.

O circo tem potencial educativo e lúdico. É capaz de desenvolver noções de responsabilidade, superação e perseverança. O contato da criança com os palhaços chama a atenção para o lúdico, as brincadeiras, e mexe com as emoções, tornando o momento inesquecível.

Contato

circulandocirco@gmail.com


                  






Nenhum comentário:

Postar um comentário